quinta-feira, 3 de julho de 2014

Maria Carolina deveria ter se casado com Luís XVI.

As cortes europeias estavam devastadas por culpa de uma doença que alastrava-se cada vez mais, a varíola (o próprio Luis XV sucumbiu desta enfermidade!). Foram tempos difíceis para Maria Teresa, a imperatriz da Áustria e mãe de Maria Antonieta, pois esta planejava casar suas filhas em alianças políticas. A imperatriz já perdera a nora, Isabel de Parma, para a doença.
A arquiduquesa Maria Josefa era a filha cotada para o casamento com Fernando I, que nunca de fato ocorreu. No mesmo dia em que partiria para Nápoles, ela estava enferma e morrendo de varíola. Conta a história que a doença foi contraída quando sua mãe insistiu que a acompanhasse para visitar o túmulo de Isabel de Parma. Como a sepultura estaria mal lacrada, Josefa teria entrado em contato com a enfermidade.
Com a morte da filha, Maria Teresa teve de dar outra solução ao problema. Ofereceu, à escolha de Nápoles, suas duas filhas prováveis, Maria Carolina e Maria Amália. Enquanto o caso estava sendo resolvido, outro iniciava-se com a França. Precisava-se de uma noiva para o delfim Luís Augusto, e prontamente Carolina foi a escolhida. Nas palavras de Antonia Fraser: 
"Acontece que Carlota [Maria Carolina] era afilhada de Luís XV, e Maria Luísa de Parma, neta dele, também achava que Carlota seria uma opção excelente para desposar o herdeiro do trono francês. Carlota era apenas dois anos mais velha que Luís Augusto [...], esta não seria uma diferença insuperável. Não só ela era "saudável" como considerada vivaz e inteligente."
Infelizmente ou felizmente, Nápoles escolheu Maria Carolina, por ter a idade mais adequada. Logo, a França não a teria, nem a Amália (por ser muito velha para o delfim), e a ultima filha remanescente seria Maria Antonieta. 
Concluindo, se não houvesse a morte da arquiduquesa Josefa, hoje provavelmente estaríamos conversando sobre Maria Carolina, a rainha da França e não de Nápoles, e talvez não precisaríamos citar sua morte na guilhotina, pois talvez revolução nenhuma acontecesse. É apenas especulação. 
Maria Antonieta
Maria Carolina
Maria Josefa

Sem comentários:

Enviar um comentário